Close

Traça

Traça | Traças

Sob o nome genérico de “traças”, estão três grupos de insetos reunidos em duas Ordens, as “traças dos livros” ou “traças prateadas”, Ordem Thysanura; e as “traças das roupas” e “traças de produtos armazenados”, ambas pertencentes à Ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas).

Em áreas urbanas, as traças podem infestar roupas, papéis, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados. Em culturas agrícolas, atacam hortaliças e frutos frescos, e outras, se alimentam da cera dos favos produzidos pelas abelhas, destruindo-os e causando perdas aos criadores de abelhas melíferas.

Habitat das Traças

As traças têm preferência por ambientes úmidos e apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão do inseto, levada junto a livros e utensílios domésticos em casos de mudança.

Traças das Roupas (Ordem: Lepidoptera)

As traças das roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da ordem Lepidoptera, sendo o gênero Tineola o de maior importância econômica em áreas urbanas.

Essas traças apresentam asas estreitas e acuminadas, voam pouco e não são atraídas pela luz, sendo encontradas em locais escuros, tais como armários e gavetas. Seu desenvolvimento é influenciado pela umidade, sendo o ambiente ideal aquele com umidade relativa próxima a 75%, aquecido e escuro. Sua coloração é clara, medindo aproximadamente 1,5 cm de comprimento. Apresentam tufos de cerdas de coloração avermelhada na cabeça e antenas mais escuras do que o restante do corpo.

O desenvolvimento é holometabólico, ou seja, apresentam metamorfose completa (compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto). A reprodução é sexuada e as fêmeas depositam uma média de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos, que possuem uma secreção adesiva, ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível. Possuem o corpo esbranquiçado com a cabeça escurecida e, no caso da espécie Tineola uterella (a espécie mais comum), tece um casulo com a aparência de um estojo chato em forma de losango, aberto em ambas as extremidades, que se desloca pelas paredes das residências e, enquanto se alimentam, podem ficar parcialmente cobertas por ele.

Nas residências, encontram-se dentro de armários, guarda-roupas, presas às paredes, junto a papéis e próximas ou dentro de rodapés, portanto, a alimentação consiste de lã, pena, pêlo, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Sua preferência alimentar são roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo. Quando as larvas estão prontas para pupar, elas migram à procura de frestas.

Traças de Produtos Armazenados (Ordem: Lepidoptera)

São muitos os insetos encontrados em áreas tropicais e subtropicais, que se desenvolvem em grãos, como milho, trigo e arroz e em diversos produtos armazenados como, frutas e cogumelos secos, farinhas e derivados, cereais, biscoitos, chocolates, dentre outros.

Traças – Prevenção e Controle

A prevenção e o controle de traças, de um modo geral, dependem do monitoramento constante e aplicação de inseticidas, atentando-se ao início da infestação, o qual é sempre mais fácil de ser controlada.

Doenças Transmitidas pelas Traças

Não existem registros de doenças transmitidas/causadas ao ser humano diretamente relacionadas a esses animais.
Pacientes atópicos com rinite alérgica e/ou asma brônquica apresentam sensibilidade a aeroalérgenos, sobretudo ácaros. As traças-de-livro são potenciais fontes de alérgenos, mas ainda necessitam ser confirmadas como alergênicas e relacionadas a doenças alérgicas respiratórias. Estudos já estão em desenvolvimento.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?